Na Telefônica, acreditamos que são as pessoas que dão sentido à tecnologia e não o contrário. Por isso, nossa missão é tornar nosso mundo mais humano, conectando a vida das pessoas.
Ao longo deste Relatório de Sustentabilidade, buscamos demonstrar como essa conexão promovida pela nossa empresa, alinhada a um Plano de Negócios Responsável, impacta positivamente clientes, colaboradores, meio ambiente e gera valor para a sociedade.
Para garantir uma digitalização mais inclusiva é preciso levar conexão para o maior número possível de pessoas e isso está na essência do nosso negócio. No Brasil, encerramos 2018 com 3,1 mil cidades cobertas com a tecnologia 4G, além de mil cidades com a tecnologia 4,5G, que permite transmissão de dados com velocidades ainda maiores. No serviço fixo, levamos nossa rede de fibra para 30 novas cidades brasileiras. De longe, a maior expansão de fibra feita na América Latina. Para 2019, serão mais de 20 novos municípios.
Ao reduzir distâncias e simplificar processos a digitalização promovida pela Vivo reduz o impacto ambiental da sociedade. Em 2018, nossos produtos ajudaram a evitar 120,9 mil Tco2e que seriam emitidos por nossos clientes. Esse valor supera o volume que emitimos em nossa operação, demonstrando como geramos valor para o meio ambiente.
Em 2018, também lançamos o Manifesto por um Novo Pacto Digital e convocamos governo, empresas e sociedade para definirmos juntos os rumos da digitalização com temas como privacidade, inteligência artificial, transparência, inclusão digital e educação. Também atuamos para garantir aos nossos clientes mais proteção de dados e fomos reconhecidos pelo InternetLab e pela Electronic Frontier Foundation como a companhia que melhor informa aos usuários como seus dados são tratados.
Queremos tornar a Vivo referência em experiência do cliente. No último ano, lançamos o DNA Vivo, com características que nos tornam uma marca confiável, fácil, encantadora, eficiente e reforçam nossa cultura de excelência no atendimento. Com o lançamento da Aura, nossa inteligência artificial para o relacionamento com os clientes, passamos a oferecer um atendimento diferenciado, customizado e digital. O resultado dessas e de outras iniciativas nos permitiram atingir um Índice de Satisfação dos Clientes (ISC) de 7,68, o maior de nossa história.
Somos uma companhia aberta, inclusiva e alinhada aos valores digitais. Isso se reflete nos espaços compartilhados de trabalho, na opção pelo trabalho remoto e no desenvolvimento de times ágeis, que valorizam a individualidade e os talentos de cada colaborador. Prezamos por uma atuação que reconheça internamente seus talentos, que não discrimine por classe, gênero, raça ou condição física e que possa traduzir a diversidade e representatividade dentro da companhia. Por isso, lançamos em 2018 o Manifesto pela Diversidade, compromisso da Vivo com as melhores práticas a favor da igualdade e do respeito às diferenças, e também aderimos aos principais movimentos que promovem o tema no Brasil.