Dê o destino correto ao seu lixo eletrônico

Hash Vivo Sustentável
Logo da Vivo Recicle
Youtube Player de Video - Imagem de Capa

Recicle
com a Vivo

Você sabe como descartar seus aparelhos eletrônicos?

Nós nos preocupamos com a sustentabilidade e com a maneira certa de descarte e, por isso, criamos o programa Recicle com a Vivo, que tem como objetivo a reciclagem desses lixos.

01.Descarte

Em todas as lojas da Vivo, existem lixeiras identificadas para o descarte de lixos eletrônicos. Qualquer pessoa, sendo ou não cliente Vivo pode descartar nestas lixeiras cabos, celulares, baterias e carregadores que não utiliza mais. Para a devolução de equipamentos como modem/roteador e decodificadores de TV, será necessário preencher um formulário (Termo de Devolução) com o nosso Consultor de Venda.

O lixo eletrônico, assim como os outros lixos, também têm local adequado à sua destinação.

Ilustração de uma mulher descartando um celular

Quando descartadas de forma incorreta, certas substâncias que compõem os aparelhos e baterias (como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) podem causar prejuízos para o solo e para a água e consequentemente para a saúde humana.

Paisagem de plano de fundo
Paisagem de plano de fundo roxa
Triagem Ilustração de uma porca - objeto Ilustração de um parafuso Ilustração de uma porca - objeto Ilustração de um chip Ilustração de um parafuso Ilustração de um parafuso Ilustração de um botão Ilustração de um parafuso Ilustração de um homem e mulher apoiando um celular

02.Triagem

Operadores de logística da Vivo recolhem o material e todos os componentes passam por uma triagem para retirada de partes que exigem cuidado especial, como as baterias. Para modens e decoders de TV existe uma avaliação minuciosa do equipamento para que ele seja higienizado e possa voltar a proporcionar conexão em outra casa. Mas caso eles não estejam em condições de reuso, as peças são separadas adequadamente e enviadas à reciclagem.

03.Processamento e separação

Eles são separados em materiais ferrosos, não ferrosos, baterias e plásticos.

Ilustração de uma mulher flutuando

São resíduos das placas, baterias e displays que possuem muitos metais misturados. Após sua trituração, as partículas são segregadas pela máquina e acondicionadas corretamente até chegarem na Bélgica, que hoje tem a tecnologia necessária para fazer uma separação mais fina dos metais nobres. As baterias são recicladas à parte, aqui mesmo no Brasil, voltando ao ciclo produtivo.

Atualmente, separamos os plásticos em diversos tipos e os enviamos para a reciclagem, reduzindo o acúmulo de lixo na natureza. Nesse processo, o material é reutilizado pela indústria na fabricação de polímeros, pisos, porta-retratos, molduras, etc.

Os materiais ferrosos são aqueles que contêm ferro e os não ferrosos são o alumínio, o cobre, o latão, etc. Você contribui para o meio ambiente ao descartá-los em nossa lixeira, já que eles vão para o destino correto: a reciclagem. Depois, são vendidos como matéria-prima para a indústria.

São os cabos de carregadores, nos quais encontramos cobre e plástico. É só descartá-los em uma de nossas lixeiras e contribuir para este movimento sustentável da Vivo, ajudando a cuidar do meio ambiente.

Posteriormente, são vendidos como matéria-prima para a manufatura de diversos produtos, como lingotes e placas de cobre.

Ilustração de um fone
Ilustração de um cabo
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de um parafuso
Ilustração de um Ipad
Ilustração de um cabo pequeno
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de um celular
Ilustração de uma pilha
Ilustração de um parafuso
Ilustração de um telefone
Ilustração de um controle remoto
Ilustração de um roteador
Ilustração de um parafuso
Ilustração de um Ipad
Ilustração de um celular
Ilustração de um chip de celular
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de uma porca - objeto
Ilustração de uma manivela
Ilustração de uma manivela
Ilustração de uma tubulação

04.Reciclagem

Após a separação, cada material vai para uma empresa parceira da Vivo, especialista em sua área de reciclagem, garantindo a destinação mais adequada a cada tipo de material.

Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte Ilustração de um item saindo do tubo de descarte
Ilustração de um caminhão de reciclagem

05.De volta para a indústria

A maioria dos componentes são reaproveitados e transformados em novos produtos para o dia a dia das pessoas, incentivando assim a economia circular.

Ilustração de uma paisagem roxa Ilustração de uma helice roxa
Ilustração de um caminhão Ilustração de um prédio

Resultado da reciclagem

Total
Ilustração de um caminhão
Ilustração de um caminhão
Ilustração de um caminhão

5 tons

Desde a implantação do projeto Recicle com a Vivo (em 2006), pioneiro em alcance nacional, já recolhemos aproximadamente 5 milhões de itens de lixo eletrônico.

  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco
  • Ilustração de um roteador branco

Nos últimos 4 anos, reciclamos 4,9 milhões de modens/roteadores e decodificadores de TV, equivalente a 2.500 toneladas.

Reutilizamos/recondicionamos 5,6 milhões de modens/roteadores.

Logo da Vivo Recicle

A Vivo cuida do lixo eletrônico e juntos cuidamos do meio ambiente. Recicle com a Vivo.

E lembre-se de: Não perfurar a bateria do seu celular, é perigoso! Ela libera toxinas, e pode até explodir. Caso seu aparelho quebre em vários pedaços, armazene corretamente em um saco plástico fechado antes de levar às nossas lojas.

Desativar o SIMCARD e remover todas informações pessoais, como agenda, mensagens, e-mails, fotos e vídeos previamente ao descarte, garantindo assim a privacidade de seus dados.

Confira aqui o regulamento da campanha

GM&C - Soluções em logística reversa e reciclagem

A GM&C nos apoia com a reciclagem dos celulares coletados no programa.

Está em uma loja Vivo e quer descartar o seu resíduo eletrônico?

Visite o site da GMC e cadastre o aparelho que você irá descartar.

Vamos lá! Seta Apontando para Cima