ECO RATING

Um jeito sustentável de pensar no seu celular

O Eco Rating avalia todo o ciclo de vida do seu aparelho celular, desde a extração dos materiais necessários à sua fabricação, transporte e uso, até o seu descarte ou reciclagem.

Com o objetivo de proporcionar escolhas mais sustentáveis, a classificação é feita com base em indicadores ambientais e de desempenho dos componentes, englobando o ciclo de vida completo do produto e seus atributos de economia circular.

Como saber se sua escolha é mais sustentável?

Sempre que for comprar um celular novo procure pelo selo Eco Rating. Este selo informa a nota do aparelho, obtida através da combinação de 13 indicadores ambientais e 6 critérios de eficiência dos materiais.

Quanto maior a nota do aparelho, mais sustentável ele é.

Você sabe do que é feito seu celular?

As matérias-primas mais utilizadas na fabricação dos aparelhos são ouro, prata, estanho e índio, além de outros metais preciosos extraídos da natureza. Todos estes podem ser posteriormente reutilizados quando os aparelhos são enviados para reciclagem.

Para entender as diferentes etapas do ciclo de vida do aparelho, embarque nesse passeio e descubra como suas escolhas podem contribuir para o meio ambiente.

Índio

Estanho

Prata

Ouro

Você sabe do que é feito seu celular?

As matérias-primas mais utilizadas na fabricação dos aparelhos são ouro, prata, estanho e índio, além de outros metais preciosos extraídos da natureza.

Índio

Estanho

Prata

Ouro

Extração de matérias-primas

Na etapa de extração se avalia a quantidade dos recursos naturais consumidos e sua disponibilidade no planeta: quanto menor o uso de recursos, maior é a avaliação do aparelho. Assim, incentivamos o desenvolvimento de soluções e maior consciência de uso desses materiais por parte dos fabricantes.

Refinaria

Nesta etapa, as matérias-primas precisam passar por processos de refinaria que eliminam gases poluentes.

Uso consciente de recursos

Matérias-primas são finitas e precisam ser usadas de forma consciente antes, durante e depois da extração.

São avaliadas substâncias químicas, metais e suas quantidades utilizadas na produção do celular, assim como o atendimento a diretrizes internacionais.

FABRICAÇÃO

Aqui, avalia-se a gestão do impacto ambiental durante a fabricação do aparelho. Alguns itens considerados são:

Aqui, avalia-se a gestão do impacto ambiental durante a fabricação do aparelho. Alguns itens considerados são:

Emissão de gases do efeito estufa (CO2)

Causa mudanças climáticas e deixa a produção menos sustentável.

Consumo de energia

Avaliação da quantidade de energia utilizada no processo produtivo.

Descarte de resíduos

Avaliação de produção e descarte dos resíduos gerados no processo produtivo.

Governança corporativa

Avaliação dos fabricantes que analisa suas políticas corporativas, ética, condições de trabalho, trabalho infantil, entre outros aspectos.

Embalagem

A embalagem do seu celular também entra nessa avaliação. São considerados os tipos e quantidades de cada material utilizado, incentivando o uso de embalagens com designs inteligentes e eficientes, a fim de se reduzir o uso de materiais não necessários.

TRANSPORTE

Depois de pronto, seu celular precisa chegar até você, não é? E os meios de transporte também devem ser escolhidos pensando na natureza. De acordo com a localização da fábrica, é importante saber escolher o tipo de transporte a ser usado, levando em conta os gastos e a emissão de CO2 de cada um.

DISTRIBUIÇÃO E VENDAS

Chegando ao centro de distribuição, o aparelho vai para a loja da Vivo.
Agora é o momento de fazer uma escolha consciente! Busque os modelos que tenham o selo Eco Rating. Lembre-se: essas pequenas mudanças contribuem para o meio ambiente e para um dia a dia mais sustentável.

Do centro de distribuição, o aparelho vai para uma loja Vivo. Chegou a hora de fazer uma escolha consciente! Busque modelos com o selo Eco Rating e faça pequenas mudanças que contribuam para o meio ambiente.

USO

Durante o período de uso, questões como durabilidade, funcionalidades, tensão da bateria e muitos outros fatores são levados em consideração.
Veja algumas informações extras para entender como as funcionalidades do seu celular podem reduzir o impacto social e ambiental.

Durante o período de uso, fatores como durabilidade, funcionalidade e tensão da bateria são considerados, pois podem reduzir o impacto ambiental e social do aparelho.
Veja como:

EFICIÊNCIA DAS BATERIAS

O Ecorating avalia a eficiência da bateria dos celulares, levando em conta o número de cargas necessárias diariamente para um smartphone ou um celular convencional.

ACESSÓRIOS

Carregadores inteligentes, por exemplo, param de consumir energia quando o celular atinge 100% de carga.

Fonte: Mobile Carbon Impact Survey- Carbon Trust

EFICIÊNCIA DAS BATERIAS

O Ecorating avalia a eficiência da bateria dos celulares, levando em conta o número de cargas necessárias diariamente para um smartphone ou um celular convencional.

ACESSÓRIOS

Carregadores inteligentes, por exemplo, param de consumir energia quando o celular atinge 100% de carga.

Fonte: Mobile Carbon Impact Survey- Carbon Trust

Fim da vida

Chegou a hora de trocar o seu celular?
Nada de deixá-lo fundo da gaveta! Busque uma loja da Vivo mais próxima de você e opte por uma das opções:

VIVO SUSTENTÁVEL

Para ficar por dentro de todas as ações de sustentabilidade da Vivo acesse: SITE

IMPACTOS POSITIVOS

O uso de celulares também traz benefícios que vão além da conectividade. Veja alguns exemplos abaixo:

REDUÇÃO DA
PEGADA DE CARBONO

Os serviços de telecom são capazes de reduzir 10 vezes mais emissões de CO2 no meio ambiente do que o próprio setor gera.[1]

A revolução tecnológica tem o potencial de reduzir entre 15% e 30% das emissões de CO2 globais até 2030.[2]

MAIOR EFICIÊNCIA
AMBIENTAL

O uso de aplicativos de navegação por satélite permite o planejamento de rotas e maior eficiência no consumo de combustível.

84% dos motoristas que possuem smartphones usam apps de navegação para planejar rotas mais eficientes ou evitar o trânsito.[3]

OTIMIZAÇÃO
NO USO DOS RECURSOS

Por serem multifuncionais, os smartphones substituem diversos objetos como agendas, CDs, jornais e, assim ajudam a evitar emissões na extração de materiais, fabricação, logística e descarte final destes produtos.

91% das pessoas substituem câmeras fotográficas digitais por smartphones.3

CIRCULARIDADE
DE MATERIAIS

Quando o celular não puder mais ser utilizado, ele pode virar matéria-prima para a indústria. Hoje já temos aparelhos projetados para serem 100% recicláveis ao fim de sua vida útil.

74% dos brasileiros acreditam que a reciclagem dos aparelhos fora de uso é melhor solução[4], então não se esqueça de trazer o seu lixo eletrônico para Vivo!

Fontes:
1. Mobile Net Zero - State of the Industry on Climate Action, 2021 - GSMA e Carbon Trust
2. Exponential Roadmap, 2020 - Exponential Roadmap Initiative
3. Mobile Carbon Impact Survey, 2015 - Carbon Trust
4. Pesquisa Nokia, 2008

COMPARTILHAR

Logo Telefônica Logo Vivo sustentável